quinta-feira, 9 de junho de 2011

Acupuntura, tratamento através de agulhas


A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa, cujo objetivo é o tratamento de patologias através de agulhas, baseada no equilíbrio entre corpo e mente através dos conceitos entre yin e yang, 5 elementos e os Zang Fu, utilizando meridianos, por onde circula a energia vital (YAMAMURA, 2001).
É uma prática que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devida à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem, pois é util para tratar qualquer doença, em qualquer faixa etária, independente do sexo.
Suas vantagens é a diminuição no uso de medicação, tempo de internação, pois regula o equilibrio do organismo, ajudando na circulação sanguinea, melhorando a resistência do paciente. O material utilizado é de fácil aplicação, descartáveis e seguro, o que diminui o risco de contaminação, claro, que utilizado por um profissional especializado e devidamente credenciado no conselho.
A aplicação das agulhas consiste de forma superficial sobre a pele ou mais profundamente atingindo tecidos musculares e terminações nervosas, provocando um tipo de estimulação sensorial vinda da estimulação seletiva de pequenas áreas chamadas de acupontos.
O acuponto é uma região da pele em que há uma grande concentração de fibras nervosas espinhais, pois estão em relação íntima com nervos, vasos sanguíneos, tendões, periósteo e cápsulas articulares. São pontos altamente vascularizados e inervados (ZHANG et al., 2003).
Quando as agulhas são bem posicionadas, o paciente deve experimentar uma sensação conhecida como de Qi e tem sido definido como uma sensação subjetiva de totalidade, entorpecimento, formigamento e calor, com alguns locais doloridos e um sentimento de distensão ao redor do ponto de acupuntura. Não há um consenso entre os acupunturistas sobre a necessidade de alcançar o de Qi para a acupuntura ser efetiva (FURLAN et.al, 2005).
O terapeuta trabalha este fluxo de energia vital através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrá-lo. Estes pontos podem ser estimulados também por pressão ou calor.
Algumas indicações de acupuntura: Enxaquecas, tensão pré-menstrual, osteoporose, lesão de joelhos, dor cervical, dorsalgia, lombalgias, ciáticas, tendinites, gastrites e outras tantas, mas a indicação maior é o tratamento da dor.
Estudos demonstram que a acupuntura induz o organismo a produzir esteróides, que diminuem o processo inflamatório, estimulando a produção de endorfinas, analgésicos naturais do corpo, melhorando a sensação de bem estar, humor, a qualidade do sono e o relaxamento global, favorecendo a diminuição do espasmo muscular e da dor (LEMOS et.al,  2004).
Esta terapia tem seus efeitos reconhecidos na medicina ocidental, entretanto, o tratamento tradicional não deve ser substituído por esta sem o conhecimento médico. Seus efeitos benéficos atuam de forma complementar e não substitutiva. As pessoas que fazem tratamento médico devem sempre comunicar ao seu médico qualquer que seja o tratamento complementar que estiver realizando.

Suellen Leite Borralho
Fisioterapeuta Crefito 120380.F
Especialista em Acupuntura segmentar e estética-CBES 2010.
Especialista em Traumato Ortopedia com ênfase nas lesões esportivas-UEPA 2009.
Email: suzyborralho@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário